terça-feira, 18 de agosto de 2015

10 pontos turísticos

Neste tópico abordaremos 10 pontos turísticos no continente Asiático,confira:

Taj Mahal

Taj Mahal é um mausoléu situado em Angra, na Índia, sendo o mais conhecido dos monumentos do país. Encontra-se classificado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Foi recentemente anunciado como uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo em uma celebração em Lisboa no dia 7 de julho de 2007.


A muralha da China

Muralha da China também conhecida como a Grande Muralha, é uma impressionante estrutura de arquitetura militar construída durante a China Imperial


A torre de Tóquio

Torre de Tóquio  é uma torre de comunicação e um belveder localizado no distrito Shiba-koen em Minato, Tóquio, Japão. Com 333 metros de altura, é a segunda maior estrutura artificial do Japão. Esta construção foi inspirada na Torre Eiffel



Borobudur

Borobudur é o maior monumento budista do mundo. Situa-se na parte central da ilha de Java, aproximadamente a 40 km ao noroeste da cidade de Yogyakarta, um dos centros de cultura javanesa tradicional.


A cidade Proibida

A Cidade Proibida, foi o palácio imperial da China desde meados da Dinastia Ming até ao fim da Dinastia Qing. Fica localizada no centro da antiga cidade de Pequim, acolhendo actualmente o "Palácio Museu".



Petronas Twin Towers

As Petronas Twin Towers ou Torres Petronas são dois arranha-céus edificados na cidade de Kuala Lumpur,Malásia pela construtora espanhola acciona.



Gyeongbokgung

Gyeongbokgung,também conhecido como Palácio Gyeongbokgung,é um palácio real localizado dm Jongno-gu,ao norte de Seul,Coreia do Sul.



Ilhas Phi Phi

As Ilhas Phi Phi pertencem à Tailândia e localizam-se no Oceano Índico, entre a Ilha Phuket e o continente. Integradas ao Parque Nacional Phi Phi-Hat Nopparat, gozam de proteção ambienta




Templo de Lótus

O Templo de Lótus, é uma Casa de Adoração Bahá'í situado em Nova Deli, na Índia, popularmente conhecido como Templo de Lótus devido a sua forma de flor. O edifício foi concluído em 1986 e serve como templo mãe no subcontinente indiano




Monte Fuji

O Monte Fuji é a mais alta montanha da ilha de Honshu e de todo o arquipélago japonês. É um vulcão ativo, porém de baixo risco de erupção








domingo, 16 de agosto de 2015

Austrália e Nova Zelândia


Austrália Curiosidades


   O nome oficial do país é Comunidade da Austrália. Ao contrario do que muita gente imagina, a capital não é Sidney e, sim, Camberra.

   A Austrália é um dos poucos países continentais que não fazem fronteira com nenhum país.

  Os mais antigos vestígios de ocupação humana no território australiano tem em torno de 40000
anos.

  Apesar de ter sido colonizada por britânicos, a Austrália foi descoberta por holandeses.

  Uma pesquisa recente apontou que Melborne, Sidney, Perth e Adelaide. São umas das melhores cidades de se morar no mundo

                                        
                                                 Melborne



       








   Coelhos, camelos e sapos-cururús são verdadeiras pragas na Austrália. Detalhe: Trata-se de espécies não nativas, introduzidas no país pelo próprio ser humano.

 
                                           Sapo-cururú                                              

  A maior rocha que existe na terra encontra-se na Austrália. È o monte Augustus, um monólito de 860 metros de altura. O segundo também fica na Austrália o monte Uluru Ayers Rock.

Monte Augustus

   Em matéria de futebol, os australianos são nota zero. Em compensação, eles são craques no críquete e no rugby.

Rugby


              Nova Zelândia Curiosidades


   O primeiro bese jumping foi criado na Nova Zelândia.


 
       

     Não existe cobras na Nova Zelândia.

 
    O país conta com 6000 Km de pura costa com o mar.


  Existe mais ovelhas do que pessoas 





A Nova Zelândia é o lar do Weta gigante, o inseto mais pesado do mundo. È mais pesado que um pardal e se parece com uma barata gigante.


Weta gigante


   Uma a cada três famílias em Auckland possuí um barco 









quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Cultura Asiática

Esta é mais uma postagem do nosso blog preferido e desta vez iremos escrever sobre o histórico da cultura asiática aqui no Brasil; onde,quando e por quê vieram.

Bom, primeiro é bom lembrar que asiático não é só quem tem o olho puxado, mas todo e qualquer cidadão proveniente do mesmo continente, envolvendo coreanos, russos, turcos, indianos,árabes, paquistaneses e mais.
Há registros de pessoas de todas as nacionalidades asiáticas vivendo no Brasil, porém, a imigração dos Japoneses até hoje é a mais numerosa, no Brasil e em nosso estado.
Com base em várias pesquisas eu pude aprender mais sobre este fato.
Sabemos que hoje há um número limite de filhos que um japonês pode ter, segundo a lei do país, e isto está relacionado a sua numerosa migração para o Brasil nas décadas passadas.
A migração destes japoneses para o Brasil começou no começo do século XX, especificamente por volta de 1908. O motivo inicial foi a superpopulação do país japonês, o que para o governo era um problema, enquanto isso, no Brasil faltava mão-de-obra.
Até então o número de imigrantes japoneses já era grande, porém, 9 anos depois a imigração para o Brasil se intensificou ainda mais com o início da Primeira Guerra Mundial. Durante este período a maior porcentagem de japoneses se concentrava em Santos, onde ficava o porto.
Em 1950 iniciou-se a ascensão do número de japoneses em Santa Catarina, principalmente nas regiões centro e centro-oeste do estado. Formaram grande população em Curitibanos, Lages e São Joaquim.



Hoje, o lugar que mais concentra Japoneses no mundo fora de seu país de origem é o Brasil, seus descendentes por aqui ja chegam a 1,5 milhão e os traços de sua cultura são facilmente vistos em São Paulo, onde á um bairro inteiro dedicado á cultura.
Curitibanos, onde enriqueceram como donos de fazendas de alho pela região, é fácil perceber a arquitetura clássica das casas que foram construídas para estes japoneses. Também se percebe a diferença econômica entre as casas dos, então imigrantes, para as casas dos brasileiros que trabalhavam para eles. Existe até hoje um ditado popular que lembra a época em que a região era muito pobre e os japoneses fazendeiros mandavam caminhões passarem pelas ruas da cidade anunciando trabalho na colheita de alho, quem conseguia, subia no caminhão e conseguia a ótima oportunidade.

                  -NEGADA DO AIO

Cultura em evidência atualmente:
ALIMENTAÇÃO: -Sushi
                                 -Sashimi
                                 
ESPORTE : -Judô
                      -Sumô
                      -Aikido
                      -Kendô
                      -Karatê


Aspectos Físicos e Sociais

Salve, salve, internauta!

Você com certeza já parou para olhar o mapa mundi, e quando olhou aposto que não foi difícil perceber qual o maior continente do nosso planeta... Pois então, em números mais específicos, o continente Asiático, corresponde  a uma área total de 44.397.460 km²! De fato, é bem grande, não é?!
Tente imaginar, dentro de todo esse espaço, tudo o que podemos encontrar..
Despertou curiosidade? Então bora conhecer mais afundo os aspectos Físico e Sociais da Ásia!

O Continente asiático tem em sua totalidade 43 países e tem como limites:
NORTE - China, Nepal e Butão
NORDESTE - Paquistão
NORDESTE - Mianmar (ex-Birmânia) e Bangladesh
LESTE - Golfo de Bengala
OESTE - Mar da Arábia
SUL - Estreito de Pak

O Continente Asiático apresenta a seguinte divisão regional:
ÁSIA MERIDIONAL E ORIENTAL - Índia, Bangladesh, Butão, Maldivas, Sri Lanka (ex-Ceilão) e Nepal.
NORDESTE ASIÁTICO - República Popular da China, República Democrática da Coréia (Coréia do Norte), República da Coréia (Coréia do Sul), Japão, Mongólia e Taiwan (Formosa).
PENÍNSULA DA INDOCHINA - Camboja, Laos, República Democrática do Vietnã, Tailândia e Mianmar.
SUDESTE INSULAR ASIÁTICO - Brunei, Indonésia, Federação da Malásia, Filipinas, Cingapura e Timor Oriental.

Agora que você já conheceu um pouco mais dos limites do continente e suas divisões, chegou a hora de conhecer a variedade do RELEVO ASIÁTICO!

OESTE - litoral de contorno regular e com pequenas enseadas;
LESTE - litoral caracterizado por deltas, lagunas e pântanos;
NORTE - Cordilheira do Himalaia e o Planalto do Decã;
NOROESTE A NORDESTE - Planície Indo-Gangética
O PLANALTO DO DECÃ E A PLANÍCIE INDO-GANGÉTICA - formam os altiplanos Ghatts Ocidentais (na costa oeste) e Orientais (na costa leste)
PONTO MAIS ELEVADO - É na cordilheira do Himalaia que se encontra a maior elevação, não só do continente como do mundo, com 8.844,43m, localizado entre o Nepal e a China, encontramos o famoso Monte Everest!



Monte Everest

Em meio a essa cordilheira muito gelada, encontramos no continente uma diversidade de climas, vamos conhecer!

OS CLIMAS DA ÁSIA

A maior parte do território asiático está situada entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico, áreas caracterizadas pelo clima temperado, que se estende pela China, Coréia do Norte e a do Sul, Japão, Nepal, Butão, parte do Paquistão e da Índia, Afeganistão, Irã, Iraque, Síria, Jordânia, Israel, Líbano, Turquia, parte da Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Catar, Kuweit, Bahrein e todo território da Rússia Asiática. Entretanto, outros tipos climáticos, em escala menor, aparecem no continente:
POLAR OU GLACIAL - extremidade setentrional.
FRIO DE MONTANHA - no Himalaia, onde ocorre a presença de neves eternas.
ÁRIDO E SEMI-ÁRIDO - no deserto de Gobi (China); as áreas desérticas que bordejam o Mar Cáspio a leste, e o deserto da Arábia.
EQUATORIAL - no sul e sudoeste asiático, apresentando temperaturas e pluviosidade elevadas.
TROPICAL - caracterizado, em sua maior parte, por chuvas de verão e ventos de “monções”; já no extremo sul, a tropicalidade tende a um clima equatorial, apresentando, por conseguinte temperaturas mais levadas; no nordeste do continente temos uma variante árida da tropicalidade e, no norte, a influência de elevações montanhosas. Em toda sua extensão, a zona tropical compreende: Filipinas, Vietnã, Camboja, Laos, Tailândia, Mianmar, Bangladesh, boa parte do território da Índia, Sri Lanka, Iêmen, Indonésia, Malásia, Cingapura e Brunei.



Deserto de Gobi

Totalmente ligado ao clima, encontramos a VEGETAÇÃO!

A Ásia apresenta uma grande variedade de paisagens botânicas:
NORTE DA ÁSIA - tundra e floresta boreal.
ZONA TROPICAL - floresta de coníferas, estepes e pradarias.
ZONAS ÁRIDA E SEMI-ÁRIDA - estepes e extensas áreas desérticas.
ZONA EQUATORIAL - “florestas de chuvas” (“rain forest”); florestas tropicais e subtropicais e savanas.
ZONA DE CLIMA MEDITERRÂNEO (SUDESTE) - luxuriante vegetação do tipo mediterrâneo.

Floresta Boreal

Pradaria

Floresta Tropical

E para finalizar a parte física, vamos a HIDROGRAFIA!


As principais bacias hidrográficas asiáticas são:
ÁSIA MERIDIONAL E ORIENTAL - Ganges (o mais importante rio da região com 3.700km); Indo (3.180km), banhando simultaneamente a Índia e o Paquistão, drenando o trecho mais seco de toda a área, onde se localiza o mais extenso deserto da porção meridional do continente: o de Thar; Bramaputra (2.900km), afluente do Ganges e o mais importante rio de Bangladesh.
NORTE - Huang Ho (Rio Amarelo); Yang Tsé-Kiang (Rio Azul); Heilong Jiang (Rio Amur) e o Si Jiang (Rio do Oeste).
PENÍNSULA DA INDOCHINA - Mekong.



Rio Ganges

Rio Amarelo

Rio Azul

Finalizado os aspectos Físicos, vamos agora conhecer os ASPECTOS SOCIAIS

Em relação as características sociais, a Ásia tem uma cultura formada pela herança de muitas nacionalidades, religiões e grupos étnicos. O continente é dividido em sub-regiões geografias e culturais, como a Ásia Central, a Ásia Oriental, a Ásia Meridional, a Ásia Setentrional, a Ásia Ocidental e o Sudeste Asiático.
A Ásia tem sua base história e comportamental na filosofia oriental, no budismo, no hinduísmo, no taoísmo, no confucionismo, no islã, e também no cristianismo. A cultura asiática é uma das mais tradicionais do mundo.

Fontes: http://regioesdomundo.blogspot.com.br/2010/04/asia-aspectos-fisicos.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81sia
http://www.suapesquisa.com/geografia/asia.htm
http://www.infoescola.com/geografia/asia/
http://www.grupoescolar.com/m/caracteristicas-sociais-e-economicas-da-asia.html